
No início do ano, muitos acreditavam que segmentos considerados supérfluos, como da beleza e estética seriam altamente impactados pela crise e apresentariam resultados negativos. Mas ao contrário do que os especialistas previam, o mercado da beleza passa pela crise superando expectativas previstas. O Brasil continua na terceira posição no ranking mundial de países com maior mercado consumidor de produtos de beleza, além de apresentar perspectivas de crescimento até pelo menos até 2020.
Isso se deve ao fato de que, segundo pesquisas, o brasileiro prioriza gastos com cuidados pessoais aos de lazer, por exemplo, pois devido à inflação os custos desse setor aumentaram muito, levando as pessoas a buscar alternativas mais em conta que também lhes tragam satisfação e bem-estar, como no caso dos cosméticos. Esse pensamento fomenta a expansão do segmento além de propiciar o crescimento das empresas menores, já que as pessoas apesar de não deixarem de investir em cosméticos e serviços estéticos, dão preferência a marcas mais baratas que atendam suas necessidades delas, sem pesar no bolso.
Outro fator que amortece os efeitos da crise nesse mercado é o fato dele ser competitivo e dinâmico, conseguindo se reinventar e se adaptar as exigências do mercado. Oportunidades como o envelhecimento da população, por exemplo, estimula as indústrias a pensarem em produtos e serviços voltados para o rejuvenescimento.
Mudanças de pensamento sociais também são vistas como oportunidades para o segmento da beleza. Um bom exemplo disso é a disrupção de preconceitos que fomenta a criação de cosméticos e tratamentos direcionados para peles e cabelos negros, específicos para homens ou até mesmo a expansão de cosméticos unissex que quebrando paradigmas de gênero e atraindo cada vez mais consumidores dispostos a investir.
Dessa forma, podemos constatar quão promissor pode ser o segmento da beleza e o quanto vale à pena, tanto para as indústrias quanto para os profissionais investirem tempo e dedicação para entendê-lo. Assim, a busca por especialização deve ultrapassar o conhecimento técnico e abranger também as tendências que surgem por diferentes razões e saber torná-las uma oportunidade, para ajudar o mercado da beleza a passar pelas crises e superar expectativas de crescimento.